11 de fevereiro de 2010

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE MATOSINHOS


.
Fui assistir à reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia de Matosinhos, tendo ficado surpreendida e agradada com a vivacidade e assertividade demonstrada pelo novo Presidente da Mesa da Assembleia.

O Presidente do Executivo mostrou ser capaz de reagir calmamente a algumas “provocações” bem pensadas por parte dos eleitos do PSD, as quais não surtiram efeito por terem surgido fora do contexto. É que dizer ao Presidente da Junta de Freguesia que não tem força reivindicativa e nem a quer ter junto do Presidente do Município apesar de serem da mesma cor politica… foi uma “provocaçãozinha” que a mim me fez rir por perceber exactamente a jogada que está por trás… se o Presidente de Junta estiver às turras com o Presidente do Município o lucro é todo para o PSD.
 
Verifiquei que, apesar de discordar do que foi dito pelos eleitos do PSD, eles estão muito mais capazes que os do mandato anterior para fazer oposição…. Esperemos que a saibam fazer de forma criativa e responsável. Acredito que num regime democrático, seja a nível nacional ou autárquico, é importante haver uma oposição credível. Nenhum regime democrático é verdadeiramente democrático quando não há uma oposição capaz de se mostrar como alternativa para exercer o poder.

Dois apontamentos:

A bancada do PS continua fraca, sem liderança e sem um porta-voz capaz de se afirmar politicamente como a voz do PS na Assembleia, deixando esse papel ao Presidente da Junta.
O Presidente da Junta, ao assumir publicamente a liderança da bancada do PS, não só menoriza o seu papel institucional legitimado pela força dos votos que recebeu, como desacredita o líder da bancada do PS.

Eleitos pela Associação Narciso Miranda primaram pela ausência… em abono da verdade também não sei se não é melhor assim… já que aos presentes nem se lhe ouviu a voz, o que me avivou na memória a já célebre afirmação “a mim não me calarão” e me fez pensar que pelo, que vi da sua actuação, se arriscam a ser referidos como “a estes não os ouvirão”... a não ser que seja para “dar circo”… mas até para isso terá que estar presente o cabeça de cartaz.
Isto fez-me relembrar um outro episódio, este passado recentemente numa Assembleia Municipal, quando o porta-voz da bancada dos eleitos pela ANMMS se retirou dos trabalhos com a justificação de que a hora já seria tardia para as senhoras... o que para qualquer observador mais atento não deixa de constituir uma afronta para as mulheres condicionando de forma deliberada e intencional o seu direito a intervir na vida política… o que não me admira vindo de onde vem, mas que me incomoda profundamente.
Ver as mulheres da ANMMS a terem de se retirar mais cedo de uma Assembleia com argumentos como “é tarde e fica tarde para as senhoras” não só envergonha as mulheres como as colocam num papel de inferioridade.
Ou será que os maridos das senhoras eleitas pela ANMMS são tão inseguros que elas tem que regressar a casa a horas marcadas?… mais ou menos como se faz aos filhos de menor idade…
 
A ANMMS envergonha-me enquanto mulher e inferioriza a participação activa das mulheres na política

4 comentários:

Anónimo disse...

Cara D. Otilia,

Fico satisfeito em perceber que o PS, merecedor do seu voto nestas eleições não passa de um' A bancada do PS continua fraca, sem liderança e sem um porta-voz capaz de se afirmar politicamente como a voz do PS na Assembleia, deixando esse papel ao Presidente da Junta.
O Presidente da Junta, ao assumir publicamente a liderança da bancada do PS, não só menoriza o seu papel institucional legitimado pela força dos votos que recebeu, como desacredita o líder da bancada do PS.
É a vida.
Mas... continua "enamorada" pelo Parada???!!!!, assim se vê a qualidade do PS na freguesia de Matosinhos.

Depois discorda do PSD, mas faz deles os grandes opositores na freguesia... mas só falta dizer que eles são o rosto da oposição. Lá está a sua "adoração" pelo familiar do saudoso médico matosinhense, Lobão e o advogado da Brito Capelo Carlos Fernandes.

Haja decoro. Sejamos isentos e sérios.

E a CDU, com uma grande eleita a Vânia? E a ANMMS, com um matosinhense de gema o Crispim? E o CDS, partido mais pujante no concelho e o seu autarca o Luis, que estou certo leva vivacidade á Assembleia.

Do seu

Diogo Rosa Pinto de Parada

Otília Gradim disse...

Caro Diogo Rosa Pinto de Parada,

“Em terra de cegos, quem tem um olho é rei.” Será o caso do Parada?

Os membros da Assembleia eleitos pelo PSD são de facto mais preparados que os eleitos no mandato anterior… apesar de a crítica atingir um amigo… não tenho o hábito dizer o que não penso e tenho o terrível feitio de pensar tudo o que digo e dizer tudo o que penso ;))))

Quer o Lobão que o Carlos (não sei o que fazem!) são dois bons quadros do PSD… só não gosto da cor das molduras ;))

“Haja decoro. Sejamos isentos e sérios.”
Vamos supor, coisa em que não acredito, que o Diogo se tem por uma pessoa séria… então como se vendeu ao Nunca Mais?

“E a CDU, com uma grande eleita a Vânia?”
A Vânia é uma eleita que não destoa naquela Assembleia mas que suspendeu o mandato por vários meses pelo que não esteve presente… quem a substituiu não se fez ouvir!!!

“E a ANMMS, com um matosinhense de gema o Crispim?”
Esse matosinhense de gema… perdeu a clara e ficou pelos milagres de Fátima… assim ninguém o viu! É uma vergonha?... É! O que se pode esperar de quem foi cabeça de lista da ANMMS? Os outros também não se fizeram ouvir ;))

“ E o CDS, partido mais pujante no concelho e o seu autarca o Luis, que estou certo leva vivacidade á Assembleia.”

Diogo, Diogo…
… Essa de fazer de conta que não sabe que quem foi eleita em Matosinhos pelo CDS é a Luísa tem piada… mas acho que podia ser mais imaginativo quando quer construir um nick e… que tal voltar ao Tomás??

Saúdes

nota: não pare os tratamentos pois está com sinais de ter piorado ;)) o Alzheimer é lixado!!

JOSÉ MODESTO disse...

Caso necessitem de boleia....estejam á vontade para o fazerem.
Disponibilizar-me-ei de imediato.

Ao Vosso Dispôr e sempre com Saudações Marítimas
José Modesto

guimaraes disse...

Força Diogo. Apercebi-me que conhece toda a máquina, meta giz no taco, antes que o PS compre também os blogs.

José Guimarães